Pokémon Go e seus benefícios
Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje não vai ter personagem, hoje vou dar uma pausa na programação pra falar de algo que está deixando o Mundo moderno louco e fascinado!
Eu sei que agora você deve estar ocupado, caminhando pra chocar algum ovo ou caçando um bendito (maldito) Clefaire que não entra na pokebola de jeito nenhum, mas vem aqui ler um pouquinho.
E você também, que aparentemente é ocupado demais, e julga as pessoas que estão se divertindo com o jogo, da uma paradinha de 5 minutos pra ler esse texto, talvez ele te ajude a entender os benefícios “ocultos” por trás de um aplicativo de celular.
O jogo foi lançado há mais de um mês nos EUA e em alguns outros países, e com isso, vários benefícios já começaram a serem notados, entre eles: pessoas que não saiam de casa por conta da depressão começaram a sair, uma criança autista que não saiu de casa começou a sair por conta do jogo, sedentários começaram a caminhar diariamente, pessoas extremamente tímidas começaram a interagir com outras pessoas nos pokestops e várias outras noticias por aí sobre isso.
Agora você deve estar se perguntando: Mas Jéssica, por que isso é motivo pra estar No Divã?
Justamente pelos benefícios psicológicos que o jogo vem trazendo para os usuários.
Estudos comprovam que a atividade física é um dos grandes pontos que ajudam a diminuir os sintomas da depressão e potencializar a melhora. Além de auxiliar também pessoas estressadas, que trabalham demais e tem uma maior concentração de cortisol (o hormônio do estresse) no organismo.
“A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. “
A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo e é conhecida como o hormônio do prazer.
“A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.”
A pratica esportiva, e mais precisamente a caminhada e/ou corrida, auxiliam na eliminação desses hormônios do estresse, diminuímos a ansiedade, há uma melhora na qualidade de vida e aumento do bem estar.
Até a qualidade do sono melhora, gente!
Além desses benefícios que a caminhada já está proporcionando aos jogadores, há a interação social. “Mas Jéssica, um jogo de celular faz isso?”
Sim! Nas minhas poucas saídas para caçar Pokémon vi as praças da cidade LOTADAS e vi as pessoas interagindo, conversando com quem não conheciam, vi famílias jogando, casais juntos… Sim, há interação e não alienação.
É claro que nem todas as pessoas aproveitam os benefícios, é claro que algumas pessoas realmente ficam com a cara enfiada no celular. Mas pensa bem, é só por causa do jogo ou você já viu várias pessoas com a cara enfiada no celular no facebook, whatsapp, twitter, tumblr?
Devemos usar a tecnologia a nosso favor, sempre.
Sabendo dosar, todo Mundo se diverte e se beneficia!
Vamos sair caminhar, caçar Pokémon, interagir com pessoas diferentes, melhorando assim a nossa qualidade de vida!
Ah, claro! Não se esqueçam de se protegerem do sol, levar uma garrafa de água, talvez algo pra comer (saudável, tá gente? Uma fruta, um sanduíche) e roupas e sapatos confortáveis.
Pra quem quiser mais noticias sobre os benefícios desse jogo, aqui alguns links de matérias sensacionais:
Mudanças surpreendentes causadas por pokémon go
Pokemon Go pode ajudar a tratar depressão e ansiedade social
Como Pokémon Go transformou vida de jovem com autismo que não conseguia sair de casa
Hospital infantil usa pokemon go para tirar pacientes do leito do hospital
Por hoje é isso! espero que tenham gostado e, por favor, cuidado com a Equipe Rocket!
Fonte:
Livro: O hormônio nosso de cada dia