Dia dos Meninos – Kodomo no Hi

Oi gente, tudo bem com vocês?

Pois é, semana passada eu já comandei esse expresso e curti tanto que resolvi voltar essa semana!

Sabia que hoje, dia 05/05 é um feriado nacional no Japão?

É como o nosso Dia das Crianças, mas lá é o Dia dos meninos. Esse feriado ocorre todo ano nas comemorações da Golden Week (Semana Dourada) que é um conjunto de feriados nacionais que vai geralmente de 29 de abril a 5 de maio. Há quatro feriados nacionais durante este período: Dia do Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio), e Dia dos Meninos (5 de maio).

Nesse período as pessoas aproveitam para viajar ou então descansar mesmo.

No dia do Kodomo no Hi as pessoas rezam para o crescimento saudável dos meninos, é para comemorar a felicidade das crianças. Esse dia tornou-se feriado nacional em 1948.

Inicialmente, o feriado se chamava Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), e era celebrado desde a Era Nara (vou escrever um pouco sobre as eras no próximo post).

Hoje, apesar de ser chamado de Dia das crianças, toda a tradição continua sendo focada nos meninos.

A partir do final de abril, às famílias já começam a expressar o respeito pelas crianças e lhes desejar força pendurando o koinobori (鯉幟/こいのぼり), que são uma espécie de bandeiras coloridas em forma de carpas nas suas casas, do lado de fora e acima da linha do telhado, para que essas bandeiras sejam visíveis no entorno da casa!

Também é comum também vê-las penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão e a dimensão das carpas pode variar de alguns centímetros a vários metros.

Existem outras tradições no Kodomo no Hi, entre elas:

Comer:

– Chimaki,

-Bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e

-Kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho

– Músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. 

 

 

-No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos.

Ah! Além de tudo isso, a tradição japonesa manda que as famílias com meninos pendurem flâmulas de carpa (koinobori) do lado de fora de suas casas, pois acreditam que as Carpas simbolizam felicidade e sucesso na vida das crianças.

 

Ok, Jéssica. Mas por que as carpas são um símbolo para o Kodomono Hi?

Segundo uma lenda muuuuuito antiga, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão. Por causa dessa crença, acredita-se que uma carpa subindo a correnteza de um rio significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades. Já uma carpa descendo significa objetivos alcançados ou metas cumpridas.

 

Sabe o Magikarp e o Gyarados? Foram inspirado nessa lenda linda <3

Bom, gente! É isso, espero que vocês tenham gostado!

Qualquer dúvida, elogio, crítica ou sugestão, é só falar aqui nos comentários <3

Kisu (ス) <3

 

Ps: As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado Nacional. Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem Homens e Mulheres, dando preferência é claro, para os Homens.

Fonte: Japão em Foco

Compartilhe!

Comentários

  • Frívio

    Mas e o dia da princesa? (ouvi dizer que é feriado nacional no japão, equivalente ao dia da mulher no brasil)

    • Jéssica Fernanda

      Olá, Frivio, tudo bem?
      Pesquisei um pouco, e o Dia da Princesa é o Hinamatsuri.
      Vou fazer um texto especifico sobre ele sim, mas de acordo com a minha pesquisa breve aqui, ele não é um feriado, diferente do Kodomo no Hi.

      Acompanhe o site que em breve teremos o texto do Hinamatsuri
      :3

      Obrigada pela dica 😉

Leave a Comment